O que é e como funciona a teleconsulta
A teleconsulta é uma consulta médica em que o paciente está distante fisicamente do profissional de saúde.
Em 2020, durante a pandemia mundial de Covid-19, o governo federal liberou esse tipo de atendimento, que até então não era permitido, por meio da lei Nº 13.989, de 15 de abril.
A liberação foi feita após pedido do Conselho Federal de Medicina frente a uma demanda muito alta.
Em um primeiro momento a teleconsulta foi utilizada para solucionar quatro problemas principais:
Ajudar a desafogar os pronto-atendimentos que estavam lotados;
Proteger pacientes com sintomas leves ou que buscavam orientação para que não precisassem se deslocar até um pronto-atendimento com alto risco de contaminação;
Preservar a saúde de médicos em grupo de risco, possibilitando o monitoramento de seus pacientes à distância;
Permitir que pacientes que vivem em áreas remotas, com déficit de atendimento médico, pudessem ser atendidos;
Mas os gargalos solucionados com a teleconsulta foram além e a prática ganhou mais espaço e adeptos não só no Brasil, mas no mundo todo.
Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o atendimento via teleconsulta, por que ao que tudo indica essa é uma prática que permanecerá mesmo após a pandemia, o que uma clínica médica precisa para realizar este tipo de atendimento e os serviços de teleconsulta disponibilizados pela Portal Telemedicina.
Teleconsulta: a nova possibilidade de interação entre médicos e pacientes
A teleconsulta é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas, utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função.
Em linhas gerais, pode ser feita das seguintes formas:
Entre médicos – quando um clínico geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado, ou até mesmo orientações sobre a realização de um procedimento. O paciente pode ou não estar presente. Essa modalidade é chamada de teleinterconsulta.
Entre médico e paciente – de forma direta, sem a mediação de outro médico ou profissional da saúde;
Síncrona – a interação é imediata ou a resposta é fornecida num curto período de tempo. Um exemplo é a consulta em vídeo entre médico e paciente;
Assíncrona – acontece em horários diferentes e não exige interação direta entre o paciente e o médico.
As consultas à distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais), e atendem desde cuidados primários e enfermagem até diferentes especialidades médicas como: radiologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia e outras.
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